quinta-feira, 3 de março de 2011

Benefícios aos Funcionários

Baseado na postagem feita na semana passada sobre como as empresas retém talentos, há também outros fatores importantes no ambiente empresarial: os benefícios.
Sim, eles são muito importantes no momento em que um profissional pensa em mudar de emprego. Além da mudança de área, aumento salarial e oportunidades de crescimento dentro da empresa, muitas pessoas dão valor significativo aos benefícios que terão em tal empresa, de qualquer ramo. Por exemplo, algumas empresas aéreas oferecem passagens para vários destinos para seus funcionários e familiares. Outro exemplo também é de empresas que não querem perder bons profissionais para a concorrência e oferecem a eles carros particulares como forma de reconhecimento de seu trabalho. Sendo assim, o profissional se sente mais valorizado e permanece na empresa por mais tempo. Sabiam disso?
Leia mais sobre esse assunto na reportagem abaixo que foi publicada no Jornal Diário do Grande ABC em 28/02/2011.
Erick

Empresas ampliam gama de benefício ao funcionário
Carro, celular, laptop, previdência privada, auxílio educação e academia. Esses são alguns dos mimos oferecidos a colaboradores pelas empresas.
Conhecidos como salários indiretos, os benefícios têm papel fundamental na decisão dos funcionários de escolher propostas de trabalho. "Em geral, o profissional migra de uma empresa para outra visando os benefícios que lhe serão concedidos, mesmo que o salário seja um pouco inferior", detalha a consultora de recrutamento e seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Marion Caruso.
Ela explica que os colaboradores se sentem mais valorizados e seguros quando têm uma gama de benefícios. "A pessoa fica mais motivada e acaba construindo sua carreira na empresa. Oferecer bons serviços aos funcionários é uma forma de reter talentos."
Entre os benefícios básicos estão as assistências médica e odontológica, vale-refeição e custeio do transporte. Outras empresas vão além e disponibilizam academias (próprias ou convênios); auxílio-creche; auxílio complementar de saúde (nutrição, fisioterapia, psicologia - nem sempre cobertos pelos planos oferecidos); possibilidade de compra de ações da própria empresa; facilidade para empréstimos; transporte fretado; previdência privada; e cursos.
Não é difícil profissionais com cargos gerenciais ter acesso a celular 24 horas, laptop próprio e carro empresarial", completa Aline Medina Finholdt, coordenadora de operações da Gelre, empresa voltada a consultoria de recursos humanos.
Sem falar nas salas de massagem, aéreas arborizadas para convivência e exercícios laborais no meio do expediente - com objetivo de melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, a saúde dos colaboradores.
Além destes mimos, grandes companhias - visando o bom desempenho do funcionário - realiza premiações trimestrais, semestrais e anuais. "Nesses casos os colaboradores recebem junto com o salário mensal quantia extra pela meta alcançada. Tem incentivo melhor?", brinca Aline.
TENDÊNCIA
Atualmente, cerca de 4% do total das companhias brasileiras, de olho na tendência mundial, oferece aos novos colaboradores uma espécie de cardápio de benefícios, que são escolhidos pelos contratados. "Vamos supor que a pessoa ocupará o cargo de gerência, ele vai ter a opção montar seu pacote de auxílios. É uma forma de personalizar a contratação daquele profissional, que por outro lado, se sentirá muito valorizado", esclarece a consultora Marion Caruso
Fonte: Diário do Grande ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário